3 Pontos

Sobre tumultuações recentes que não quis participar, mas deixo minha opinião sobre esses temas à disposição do acaso.

  1. A Sola Scriptura não é doutrina análoga à alguma do Islam, mas do Judaísmo. Não havia papado que considerasse qual o verdadeiro canon do velho testamento como a disputa do calvinist international contra Feser ajuda a elucidar. Mesmo se considerar que a Igreja Católica Romana montou o canon protestante como verdadeiro, é mais um sinal de catolicidade protestante, que vai da adoção da Trindade à divindade de Cristo, como todos os seis primeiros concílios ecumênicos. Last but not least, existe outros canons além do protestante e romano, estranhamente similares por alguma razão.
  2. Se o Papado cria unidade, como existe o fenômeno da unidade no, tão antigo quanto, catolicismo ortodoxo? Também católicos rejeitam a Sola Scriptura enquanto batalham a interpretação ortodoxa do que o Papa diz.
  3. Mesmo que calvinistas fugiam de anglicanos para fundar um país, não havia como buscar refúgio em países católicos por uma razão, talvez duas.

Isso não foi posto antes porque a intenção ao fim é tão justa como um grito de dor. Diante da difamação de evangélicos despreparados à defender dois mil anos de cristianismo alguém deveria levantar a voz algum dia, mesmo que também haja ignorância do outro lado.

Anúncios