Tribo

Foram ataques preventivos que deram a Israel mais uns anos de sobrevida, o território entre isolacionismo e intervencionismo é bastante nocivo à princípios dogmáticos. O que diferencia liberação de conquista é uma tênue linha melhor adaptada à moderação da religião, que distingue os tiranos dos imperfeitos, e diplomacia marcial vai além, é algo que depende de um olhar clínico na subjetividade humana que faz soar mais razoável usar a URSS como bucha de canhão contra o nazismo que ser a bucha de canhão contra a URSS e o nazismo. Foi essa razoabilidade que depois usou o Islam contra a URSS. É impossível não imaginar que foi uma política diplomática vitoriosa quando os inimigos dos aliados hoje vivem no deserto fardados com farrapos e não possuem o maquinário soviético a seu serviço. Por mais que esse grupo forneça perigo, não é um perigo tão mortal quanto o que foi passado na Guerra Fria, onde a liberdade estava em verdadeiro risco de vida.

Isolacionismo significa o abandono de aliados a lutarem sozinhos contra a união dos maus e por fim lutar e perecer sozinho, foi a posição americana na segunda guerra até pearl harbour, uma loucura que aguarda até ser atacado de fato para poder se defender e não levar as ameaças do inimigo como verdadeiras até o último segundo. Ao pacifista soa razoável o sacrifício budista da humanidade para converter o coração corrupto da natureza humana, onde só há espaço para o darwinista “might makes right“.

O pacifismo foi responsável por todas as mortes do século XX e de hoje, por servirem à ideologia principal, seja ela o comunismo, o nazismo ou o islamismo. O intervencionismo não é o mesmo que imperialismo, e cabe lembrar, que sem o expansionismo romano e britânico as idéias pacifistas teriam a influência de um estilo de vida exótico. Se nem o imperialismo é tão condenável quanto parece, que dirá uma mera intervenção? Sem o mais pior dos intervencionismos, o imperialismo ocupacional, o pacifismo seria uma doutrina seguida apenas por uma tribo de comunalistas pataxós no aguardo da extinção.

Anúncios