Babel

A maldição que caiu sob aqueles que queriam ascender aos céus pelas próprias mãos é a mesma que cai sob qualquer tentativa utópica de construir o céu na Terra. Nas ruas brasileiras a miríade de vozes se desencontram, a democracia direta nada mais é que um princípio de guerra civil.

As aspirações espirituais dos cristãos vão na contra mão dos instintos da modernidade, os anseios de moralidade na contra-mão da justiça, a luta dos direitos acrescenta poder ao maior violador destes, o princípio de unidade nacionalista cresce no triunfalismo insuflado pela crua violência. A nação que juntada sob coerção de um plano militar, cuja consciência política é inconsciente, afundada no monopólio ideológico, começa a sentir sua falibilidade e contingência. Roma se foi, o que restará do Brasil natimorto? O que será depois?

A formação de uma nova nação terá de nascer da reconstrução de alianças naturais, como a família e Deus. É melhor uma pequena Israel, que um gigante brasileiro, se as aspirações espirituais vencerem as aspirações materialistas há a fuga do mal que se acometeu à república de Weimar, que Jerusalém converta Roma.

Anúncios